Translate

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Curso de Introdução à Educação Digital




O Curso de Introdução à Educação Digital tem como objetivo contribuir para a inclusão digital de professores da rede regular de ensino (professores e gestores escolares). Tem também a intenção de promover a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e, a partir do uso de recursos tecnológicos do computador, dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas.
O curso foi organizado visando a familiarizar, motivar e preparar os professores da rede pública municipal a utilizar computadores e seus aplicativos, bem como recursos tecnológicos disponíveis pela internet.
Será desenvolvido no Sistema Operacional Linux Educacional.
Terá duração de 40h, sendo 18h presenciais e 22h EAD.
Início previsto para 11/05.
Inscrições na SMED/DSI
Não Percam!!!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Nucleo de Tecnologia Municipal

NTMs e NTEs são ambientes informatizados, que tem como missão oferecer formação continuada a professores da rede pública de ensino que receberam Laboratório de Informática Educacional, através do PROINFO.


Programa Nacional de Informática na Educação

O computador foi introduzido na educação brasileira por meio de universidades - públicas, especialmente - nos anos 50: em primeiro lugar, como ferramenta auxiliar da pesquisa técnico-científica e, a partir da década de 60, na organização administrativa do ensino superior.
Nesse período, houve diversos projetos, que, no entanto, não chegaram ao sistema público de ensino fundamental e médio, permanecendo no campo experimental em universidades, secretarias de educação e escolas técnicas.
De fato, com números significativos, o computador só chegou à escola pública com o Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo, no primeiro mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso. O ProInfo, até 2002, terá instalado em escolas públicas cerca de quatro vezes mais computadores do que os existentes nas três décadas que o precederam.
2.1. O que é o ProInfo
O Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância – SEED, do Ministério da Educação - MEC, em parceria com os governos estaduais (e alguns municipais).
Seu principal objetivo é a introdução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na escola pública, como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. É, portanto, um programa de educação.