Translate

terça-feira, 23 de junho de 2009

Proinfo Rural

Nesta semana, o NTM recebeu o multiterminal do Proinfo Rural,
destinado a testes, pesquisas e capacitação dos professores das escolas
contempladas com esse recurso.
Para orientar sobre como as escolas devem ser preparadas para receber os computadores, o MEC elaborou duas cartilhas, uma para escolas urbanas (ProInfo Urbano) e outra para escolas rurais (ProInfo Rural), que podem ser lidas e baixadas nos seguintes endereços: http://sip.proinfo.mec.gov.br/ -
downloads - * manuais - * cartilha rural * cartilha urbana
Escolas comtempladas :
EMEF Cerro Azul
EMEF Cecília Meireles
EMEF Farroupilha
EMEF Mariante Soares Pacheco
EMEF Sanra Cruz

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Blogs na educação



Atividade 2

E os blogs na educação? Você já pensou nesta questão?
Quais são suas idéias iniciais sobre a sua utilização dos mesmos com alunos?
Que tal pesquisar sobre e escrever um texto no seu blog?
Estarei aguardando sua contribuição.

Blog e suas características...

Olá pessoal!
No encontro presencial, iniciamos a construção de blogs .
De acordo com o Guia do Aluno - ProInfo Integrado, na página 207, temos as seguintes informações sobre Blog:

Algumas características dos blogs:
O blog é definido como diário digital na Internet, que pode ser visto por qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções (BliG - http://blig.ig.com.br; WebloggerBrasil, http://weblogger.terra.com.br); permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons; e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos.

Lejeune (2000, citado por Komesu, 2004, p. 114), menciona o tratamento dado ao tempo, ao espaço e à estética como características importantes dos blogs.A relação de tempo está presente no cabeçalho e na data que antecedem o corpo do texto e na própria apresentação dos textos [em ordem de data, da mais recente para a mais antiga ou ao contrário].

Os blogs chegam a ser considerados como produções síncronas, em razão da quase simultaneidade entre o que se escreve, sua veiculação na rede e seu acesso por alguém que esteja conectado.

Quanto às questões de espaço, em geral, nas matérias publicadas, há menções a locais determinados, para contextualizar as experiências sobre as quais se escreve.

Sobre a estética [design ou layout], há alguns formatos disponíveis no próprio site que oferece o serviço e a hospedagem, o que facilita ao leigo a apresentação das idéias em seu blog utilizando os templates [modelos prontos para serem usados]. Esses modelos garantem uma estética muito próxima da utilizada em revistas e jornais, ou seja, texto em colunas, editoriais, imagens, comentários.

Atividade 1
Busque na Internet outras informações sobre os Blogs e poste seu comentário sobre o que pesquisou.