Translate

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Escola Ativa

APRESENTAÇÃO

Grande parte das escolas públicas localizadas no campo possuem apenas um professor e os alunos têm idades variadas e níveis diferentes de escolaridade . As classes com essas características são chamadas de multisseriadas. A maioria dos educadores que trabalham nessas unidades de ensino necessitam de formação adequada para melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos do 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental.

O Ministério da Educação,por meio da SECAD é gestor do Programa Escola Ativa voltado para as classes multisseriadas,isso significa tratar a educação escolar como instrumento pedagógico para construir um projeto de desenvolvimento que garanta a igualdade de direitos,a justiça social e a solidariedade entre os sujeitos do campo,assim como para sua leitura de mundo.

No programa ,busca-se uma articulação entre planejamento,prática e apropriação de conhecimentos. A opção é por uma metodologia problematizadora capaz de definir o educador como condutor do estudo da realidade.

PROGRAMA ESCOLA ATIVA

O programa propõe uma estratégia metodológica, voltada para gestão de classes multisseriadas, que combina uma série de elementos de caráter sócio-pedagógico e administrativo, buscando aumentar a qualidade da educação oferecida naquelas classes, situadas na zona rural .

OBJETIVO

Melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo.

Maiores informações no site http://www.escolaativars.blogspot.com/