Durante a aula foram apresentados os conteúdos do curso, feitas atualizações nos blogs como as troca das cores do layout, e as professoras aproveitaram para tirar dúvidas sobre a ferramenta. “O blog permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons e é a ferramenta ideal para as escolas se comunicarem com a sua comunidade escolar, além de integrar a rede municipal de ensino, permitindo a interação social e a troca de informações”, explicou a coordenadora.
Serão cinco encontros de quatro horas cada que se estendem até julho e deverão instrumentalizar com esta ferramenta todas as Escolas Municipais de Educação Fundamental (EMEF) e de Educação Infantil (EMEI). O blog ntmgravatai.blogspot.com.br disponibiliza acesso aos blogs de todas as escolas municipais, além da agenda das formações.
A vice-diretora da Escola Municipal Parque dos Eucaliptos, Ivanir Griebler, conta que o blog, criado no mês de março, já foi utilizado inclusive para uma formação online com os professores da escola. “Colocamos textos e slides que serviram como base para estudos e os professores fizeram comentários no blog”, relatou. Outra finalidade do blog é a divulgação das atividades da instituição de ensino, com imagens e pequenos textos. “Em breve pretendo colocar vídeos e possibilitar comentários dos alunos”, frisou.
Os projetos desenvolvidos pela Escola Municipal Raymundo Scherer estão sendo publicados na internet através do blog. “Queremos divulgar esse o nosso trabalho pra comunidade e por isso postamos fotos e textos sobre os nossos projetos Formando Cidadãos, Promover a Paz Brincando e da Festa da Família, onde inclusive houve a inauguração da quadra coberta”, comentou a supervisora e vice-diretora da escola, Lisiane Fonseca de Quadros. Segundo ela, uma das utilidades possíveis do blog poderá ser como um mural de recados para os estudantes e pais. “Enviamos o endereço do blog para os pais e alunos, pois a maioria tem acesso a internet em casa e na escola também temos um laboratório de informática”, comentou.
Também participaram do curso professoras das escolas Monteiro Lobato e Bárbara Maix.