Translate

quarta-feira, 28 de março de 2012

Conhecendo o Linux Educacional 4.0

No dia 26 de março foi realizado uma formação para os professores da EMEF Ivete Serafini. O objetivo da formação foi sensibilizar os professores para o uso da tecnologia no contexto educacional e conhecer a sistema operacional Linux educacional 4.0.



quinta-feira, 22 de março de 2012

Jogos educativos da Revista Nova Escola



O site da revista Nova Escola reuniu numa única página vários jogos educativos que podem ser usados online ou ainda baixados para instalar nos computadores da escola ou de casa.

http://revistaescola.abril.com.br

terça-feira, 20 de março de 2012

Oficina Criando o blog da escola


De 20 a 30 de março, acontecerá no NTM a oficina Criando o Blog da Escola. Nestes encontros cada escola encaminhará uma pessoa que será a responsável pela criação e manutenção do blog. A duração da oficina será de 20h, sendo um encontro por mês até julho.
É uma das ferramentas de comunicação, interação e compartilhamento de idéias que estão sendo utilizadas como possibilidade pedagógica no dia a dia escolar.
A possibilidade da criação coletiva e a aproximação de alunos e professores são apontadas como as principais contribuições que os blogs podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem. “São aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração”, explica Suzana Gutierrez, da UFRGS.

terça-feira, 13 de março de 2012

Inclusão Digital - Léa Fagundes


TECNOLOGIA


Pioneira no uso da informática educacional no Brasil, Léa Fagundes cobra políticas públicas para o setor e defende a ajuda mútua entre professores e alunos.


A sala de informática do Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abriga, entre vários computadores de última geração, alguns equipamentos sucateados. Embora não sejam tão antigos, esses micros parecem pré-históricos perto dos demais. A comparação entre as máquinas ajuda a perceber a rapidez vertiginosa com que a tecnologia se renova.

Nesse ambiente hi-tech, instalado no Instituto de Psicologia da UFRGS, a professora Léa da Cruz Fagundes recebeu a reportagem de ESCOLA para esta entrevista sobre inclusão digital. Precursora do uso da informática em sala de aula no Brasil, a presidenta da Fundação Pensamento Digital, de Porto Alegre, tem alcançado resultados animadores com as experiências que desenvolve em comunidades carentes do estado. Elas mostram que crianças pobres, alunas de escolas públicas em que não se depositam muitas expectativas, têm o mesmo desempenho que as mais favorecidas quando integradas no ciberespaço.


Segundo a especialista, o caminho mais curto e eficaz para introduzir nossas escolas no mundo conectado passa pela curiosidade, pelo intercâmbio de idéias e pela cooperação mútua entre todos os agentes envolvidos no processo. Sem receitas preestabelecidas e os ranços da velha estrutura hierárquica que rege as relações entre professores e estudantes.

Léa defende a disseminação de softwares livres, sem custo e de fácil acesso pela internet. Consultora de programas federais que visam ampliar a inclusão digital nas escolas brasileiras, a professora pede mais seriedade à classe política: "Os projetos são iniciados e interrompidos periodicamente, pois as sucessivas administrações não se preocupam em dar suporte e continuidade a eles".
Leia a entrevista na íntegra!