Translate

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Seminário “Tecnologias Digitais em Contextos Educacionais”


Nos dias 12 e 13 de abril, a Coordenadora do NTM Jaqueline Uliano, participou do Seminário Tecnologias Digitais em Contextos Educacionais” no Centro de Treinamento da Procergs, em Porta Alegre. O evento que  foi voltado para a capacitação das equipes dos  Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs).

O seminário teve início com a palestra sobre Tecnoaula, ministrada pela  diretora da Logística e Suprimentos - SEDUC/RS Ana Cláudia Figueroa, onde enfatizou a importância do trabalho dos NTEs/NTMs na formação de professores para uso das Tecnologias Digitais. 
Nos demais dias, os formadores participaram de oficinas pedagógicas sobre os  seguintes temas: Robótica Educacional: Possibilidades de construção, programação e resolução de problemas no contexto escolar, com a professora Cristiane Pelisoll e alunos da Escola Municipal Villa Lobos de Porto Alegre; Escola Aumentada: QRCode como interface entre o mundo físico e o digital com o professor Daniel Lopes da Unisinos; Oficina de Scratch: Criação, programação e imaginação na contação de histórias com Juliano Bitencourt da OLCP e Squeak Etoys: Idéias poderosas para programar o computador com o professor Bruno Sperb do LEC/UFGRS. 
E para encerrar este momento de construção e aprendizagem, após reflexão e socialização das experiências das oficinas tivemos a oportunidade de ouvir a palestra da Drª Léa Fagundes sobre o uso das tecnologias digitais na educação. 
O evento teve como parceiros o Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Grupo de Pesquisa Educação Digital do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos e a ONG One Laptop per Child. (OLPC).

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Curso Proinfo 100h

Ainda estão abertas as inscrições para o curso Ensinando e Aprendendo com as TIC.


O curso tem como principal objetivo promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação, incentivando a interação e produção de conteúdos.

Início do curso:

Noite: 23 de abril, às 18h
Tarde 25 de abril, às 14h

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Formação sobre Linux Educacional

A formadora e coordenadora do NTM Gravataí, realizou no dia 03 de abril uma formação sobre o linux Educacional para os professores da EMEEF Santa Cecília. No turno da manhã participaram os professores da área, funcionários e no turno da tarde os professores das séries iniciais, funcionários, secretária e equipe.
 diretiva.
A formação fez parte da programação referente aos 25 anos da Escola.