Translate

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Webquest como recurso pedagógico para a EJA


Os veículos de comunicação têm divulgado sistematicamente os desafios enfrentados no cotidiano educativo no que tangem a aprendizagem e a disciplina escolar. Diante deste contexto , é urgente que possamos olhar para esta problemática educacional, considerando as nossas expectativas enquanto professores e as experiências e gostos das crianças e adolescentes.
Navegar na internet pode ser um processo de busca de informações valioso na construção do conhecimento, gerando um rico ambiente interactivo facilitador e motivador de aprendizagem, bem como pode ser um dispersivo e inútil coletar de dados sem relevância que não agregam qualidade pedagógica.
WebQuest pretende ser, e tem mostrado sê-lo efetivamente, uma metodologia para motivar alunos e professores, num uso da internet voltado para o processo educativo, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento cognitivo, a produção de materiais e o protagonismo dos alunos.

O objetivo desta oficina é possibilitar a aprendizagem e a vivência (viver e refletir) da elaboração de uma webquest como possibilidade de intervenção educativa.

Tarefa 3

Você já fez uma pesquisa sobre alguns tipos de webquest indicado lá na introdução e na tarefa anterior.
Você conhece a charge  Geração Copy-cola?
A partir destas pesquisas iniciais e assistir o vídeo, reflita sobre as seguintes questões:
  • Será que os alunos aprendem da forma como são propostas as pesquisas hoje na escola?
  • O que você entendeu por webquest?
  • A webquest  pode ajudar os alunos aprenderem? 

segunda-feira, 18 de junho de 2012