“A tecnologia será importante principalmente para fazer que busquemos coisas novas, e que façamos cada vez melhor coisas velhas.” (Peter Drucker, 1993).
Não adianta utilizar as tecnologias somente para inovar, se não houver mudança na metodologia de ensino e na prática pedagógica.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPodemos ter todas as tecnologias possíveis, mas se não soubermos utilizá-las de maneira eficaz perde-se a sua função,no vídeo a tecnologia está sendo usada da mesma forma de antes quando não havia a tecnologia, pois a professora não sabia aproveitá-la para auxiliar em suas aulas, por esta necessidade que estou fazendo o curso onde irei enriquecer meus conhecimentos e consequentemente minha função de EDUCADORA.
ResponderExcluirO vídeo nos mostra que não adianta nada melhorar a tecnologia das escolas, se o método de ensino continua sempre o mesmo.
ResponderExcluirPor isso, cada dia mais devemos renovar nossos conhecimentos e usá-los para fazermos um mundo melhor.Cristiane.
Muito interessante o vídeo. Acho que ele mostra com bastante clareza que nosso constante aperfeiçoamento não deve ser somente atrás de novos conhecimentos, novos conteúdos, novas maneiras de fazer as velhas coisas, mas sim uma renovação do que acreditamos que seja importante e faça diferença na vida de nossos alunos. Muitos professores mais experientes dizem que os alunos de hoje não são iguais aos de antes, de décadas atrás, e se lamentam disso. Que bom que eles mudaram, porque o mundo também mudou, por isso nossas aulas também não podem ser iguais àquelas que nossos professores nos davam. As novas tecnologias na sala de aula devem trazer novas maneiras de se aprender, novas inquietações que devemos incutir em nossos alunos, novos saberes... Espero que neste curso possamos compartilhar cada vez mais isso, e contagiar nossos colegas com essa vontade de buscar o novo.
ResponderExcluirVanessa de Oliveira Dagostim Pires.
Ao assistir o vídeo, percebemos que não adianta usarmos os meios tecnológicos se nós não mudarmos nossas práticas pedagógicas, para haver realmente mudança é necessário repensar os nossos conceitos sobre educação e buscarmos o aperfeiçoamento.
ResponderExcluirALDAIRES DO NASCIMENTO SILVA
Após assistir o vídeo: "Tecnologias para quê?" é possível perceber que o conhecimento está limitado aos métodos tradicionais de ensino.Apesar de estarmos vivendo um grande momento de globalização, internet...Enfim de avanço tecnológico.Neste sentido, que é necessário que o professor deve buscar capacitação, para trabalhar diante dessas novas tecnologias da sociedade atual.
ResponderExcluirPercebe-se também que a organização curricular e a metodologia não acompanham a rapidez das transformações sociais.
O vídeo Metodologia ou Tecnologia aborda uma professora ensinando a tabuada aos alunos pelo método de repetição, “decoreba”, sem reflexão e construção acerca do tema. Nesse momento, o diretor da escola avisa satisfeito e alegre que trará novas tecnologias para a melhora nas aulas e sua diversificação. No entanto, com os recursos da lousa digital, TV e computadores para todos os alunos, a forma de ensinar a tabuada permaneceu a mesma: todos repetiam exaustivamente os resultados sem reflexão e material concreto, por exemplo.
ResponderExcluirAssim, percebe-se que, muitas vezes, mesmo com tecnologias variadas ao dispor dos professores, as aulas continuam monótonas e sem criatividade. A professora mostrada no vídeo não soube utilizar os recursos que tinha ao seu alcance.
Nesse sentido, é necessário que os professores, ao obter recursos tecnológicos em sua escola, adaptem-se a eles, modifiquem suas aulas para utilizá-los de maneira proveitosa e significativa aos alunos, repensem sua forma de ensinar, ou seja, transformem o seu método para usufruir ao máximo as tecnologias. Portanto, as inovações tecnológicas só são válidas quando utilizadas de maneira adequada, caso contrário, ficam jogadas ao sabor das mesmices. Mais importante que a própria tecnologia em si é a conscientização dos professores para a modificação em sua metodologia.
O vídeo nos mostra que não nos adianta avançarmos na tecnologia, estarmos cada vez mais inovando e utilizando de novos métodos, o que realmente precisamos é de idéias inovadoras, criatividade, metodologias diversificadas para assim transformar a tecnologia em uma ferramenta de trabalho que nos possibilite ampliar nossos horizontes.
ResponderExcluirComo vimos no vídeo que a professora ministrava suas aulas de forma tradicional através de "decorebas", chegando então os data show e retroprojetore, como se fossem a solução para o problema, mas as aulas continuavam as mesmas.
Vamos professores, INOVEM A SUA SALA DE AULA! CRIEM E RECRIAEM!
O vídeo Tecnologia ou Metodologia mostra claramente que não adianta investir em tecnologia para as escolas se os professores continuam com o mesmo método de ensino. Por isso vejo a necessidade de formação nesta área para os professores se aperfeiçoarem e se atualizarem para mudarem seus métodos de ensino e transformarem suas aulas mais atrativas, despertando a curiosidade, imaginação e a criatividade dos alunos.
ResponderExcluirbem na verdade, acredito eu que o professor deve ter um suporte para conseguir lidar com a tecnologia e saber como usa-la. Não adianta avançar em tecnologia se não há preparo algum do profissional para trabalha com a tal. Precisa desenvolver um projeto onde o educador se especialize, para trabalhar com educadando, mas pelo visto, o educador vai acumulando informações, informações mas não sabe como trabalha-las, então volta novamente ao velho quadro de giz, e deixa de lado todo um suporte, que poderia tornar mais viável a educação. Mas para isso, acontecer é necessário uma ação em conjunto do governo, professor e educando, claro é a comunidade escolar
ResponderExcluirO uso da tecnologia em sala de aula vem auxiliar ao professor em sua prática, porém para que isto ocorra é necessário por parte do mesmo que aconteça uma mudança de postura em relação às metodologias de ensino.
ResponderExcluirEm outras palavras, de nada adianta o uso de novas tecnologias se o professor não sabe como de modo que a aprendizagem dos alunos se torne mais prazeroza, dinâmica e significativa.
Após assistir o vídeo fica bem claro que não adianta investirmos em tecnologia, se o professor não estiver preparado para esta mudança. Então para haver realmente mudança é necessário repensar os nossos conceitos sobre educação e buscarmos o aperfeiçoamento em cursos onde nos possibilite meios de conhecimento, de idéias inovadoras de criatividades, metodologias diversificada para que possamos transformar a tecnologia como uma ferramenta de trabalho onde possibilite ampliar os horizontes, em busca de aulas criativas onde os alunos ampliem seus conhecimento numa prática prazerosa.
ResponderExcluir