Translate

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Blog e suas características...

Olá pessoal!
No encontro presencial, iniciamos a construção de blogs .
De acordo com o Guia do Aluno - ProInfo Integrado, na página 207, temos as seguintes informações sobre Blog:

Algumas características dos blogs:
O blog é definido como diário digital na Internet, que pode ser visto por qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções (BliG - http://blig.ig.com.br; WebloggerBrasil, http://weblogger.terra.com.br); permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons; e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos.

Lejeune (2000, citado por Komesu, 2004, p. 114), menciona o tratamento dado ao tempo, ao espaço e à estética como características importantes dos blogs.A relação de tempo está presente no cabeçalho e na data que antecedem o corpo do texto e na própria apresentação dos textos [em ordem de data, da mais recente para a mais antiga ou ao contrário].

Os blogs chegam a ser considerados como produções síncronas, em razão da quase simultaneidade entre o que se escreve, sua veiculação na rede e seu acesso por alguém que esteja conectado.

Quanto às questões de espaço, em geral, nas matérias publicadas, há menções a locais determinados, para contextualizar as experiências sobre as quais se escreve.

Sobre a estética [design ou layout], há alguns formatos disponíveis no próprio site que oferece o serviço e a hospedagem, o que facilita ao leigo a apresentação das idéias em seu blog utilizando os templates [modelos prontos para serem usados]. Esses modelos garantem uma estética muito próxima da utilizada em revistas e jornais, ou seja, texto em colunas, editoriais, imagens, comentários.

Atividade 1
Busque na Internet outras informações sobre os Blogs e poste seu comentário sobre o que pesquisou.

7 comentários:

  1. Dei uma lida em vários blogs diferentes e fiz um resuminho do que é um blog: é um diário online onde você publica suas idéias, mensagens, recados, imagens e histórias.

    ResponderExcluir
  2. Blog é uma forma de colocarmos nossas mensagens, fotos, recados, atividades, histórias onde todos podem acessar, fazer comentários e ser seguidores do seu blog é bem legal.

    ResponderExcluir
  3. Blog é uma abreviatura das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo onde os navegadores registravam os eventos das viagens, principalmente ligados ao clima). O termo tem vindo a ser aportuguesado para “blogue”. Blog, abreviatura do termo em inglês weblogs, tem como características a facilidade em que pode ser criado, editado e publicado. Em geral, expressa relatos pessoais, idéias e sentimentos do autor, sobre os mais diversos assuntos e áreas. Atualmente, eles deixaram de ser apenas diários on-line para assumir funções muito mais significativas no processo de comunicação. Alimentados por especialistas, muitos deles acabam formando opinião por serem tão ou mais atrativos do que publicações jornalísticas consagradas.
    Tem como uma das características principais a interatividade, já que todos os assuntos podem ser comentados, através dos posts, girando uma forma de conhecimento atrativa e interessante.

    ResponderExcluir
  4. Podemos dizer que blog é um diário pessoal pelo qual a pessoa posta seus comentários diariamente ou não para que seus amigos, companheiros, grupo de trabalho e para que todos possam visualizar. Por diversas vezes procurei em blogs ideias de novos projetos e diversificadas atividades, neles podemos pegar um atividade e também contribuir com as nossas para que outros professores possam assim vê-las. Tenho em meu computador vários blogs como favoritos aos quais recorro quando preciso.
    Os blogs tem um diferencial muito bacana toda postagem feita poderá ser comentada e/ou enviada aos seus amigos para que também possam participar, há também enquetes...
    Crie um blog e troque experiências!!!

    ResponderExcluir
  5. Os blogs são páginas na internet (web), que utilizam os protocolos de transmisssão de dados e contam com um servidor para armazenar as informações que apresenta e que precisam ser atualizados com freqüência. Historicamente, surgiram no final de 2001, no site Blogger.com.Apresenta-se como uma linha de tempo para postagens, abracando uma infinidade de asssuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesias, artigos, idéias, fotografias e tudo mais que seja possível para sua atualização.Quando "no ar", isto é, postado na web, qualquer pesssoa pode acessá-lo. Sendo uma excelente forma de comunicação, permite que grupos e pesssoas interem-se sem restrição temporal, pois o leitor pode registrar comentários acerca da exposição do blog.

    ResponderExcluir
  6. Qual são as curiosidades de um blog ?? Preciso disso tipo para ontem

    ResponderExcluir