Translate

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

sábado, 1 de dezembro de 2012

Ampliando conhecimentos...


Nesta quinta-feira, dia 29 de novembro participamos  do  III Workshop Cultura Digital e Práticas Pedagógicas promovido pelo NTE de Canoas e de São Leopoldo. Na oportunidade, participamos das oficinas de QRCode - Jaque, Tablet- Isaias e Tecnologias digitais acessíveis- Lúcia.





sexta-feira, 23 de novembro de 2012

I Seminário de Tecnologias na Educação


Nesta quarta feira,  dia  21 de novembro foi realizado o I Seminário de Tecnologias na Educação promovido pela SMED/NTM.
O objetivo deste seminário foi incentivar o uso das tecnologias como uma ferramenta pedagógico, promover uma reflexão crítica sobre o uso das mesmas e socializar as práticas pedagógicas que fomentem o uso de diversos recursos tecnológicos.
O evento aconteceu na ULBRA de Gravataí e contou com a presença da Profª. Drª Ana Cecília Togni que ministrou a palestra " Processos de Ensino e Aprendizagem e o Uso de Tecnologias".  Os participantes tiveram a oportunidade de escutar relatos de experiências com o uso de tecnologias  e participar de oficinas com os temas:  Do livro para as mídias digitais: como ensinar e aprender valendo-se das múltiplas linguagens,  Glogster – Criando cartazes interativos na web,Áudio na educação,  Criando histórias com Hagaquê, Introdução ao Squeak Etoys: ideias poderosas para aprender e o Uso da ferramenta LEGO na construção do conhecimento e da inovação.
Neste dia foi realizado o concurso para eleger o logotipo visual do NTM. Foram mais de 50 trabalhos enviados e a eleição foi feita pelos participantes do seminário. O  trabalho escolhido foi da aluna Bruna Wronski, da Turma 81-Manhã, da Escola Adriano Adriano Ortiz Corrêa.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Conhecendo o HagaQuê...

Um dos gêneros textuais preferidos dos aluno são as histórias em quadrinhos e lidar com este tipo de atividade pode despertar no aluno o interesse pela leitura e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
Por isso, participe do Curso sobre Hagaquê!!!
Dias: 16 e 30/10 às 13h 30min
Dias: 05 e 26/11 às 18h
Local: NTM Gravataí - 3º andar da SMED

Esperamos você!
Inscrições: fone 3432-2711 ou e-mail ntmgravatai@gmail.com

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Webquest, conhecendo mais um recurso pedagógico



A Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Educação (SMED), promoveu palestra referente à formação do Programa Escola da Terra – Oficina Webquest que aconteceu no Núcleo Tecnologia Municipal (NTM) da SMED. A atividade, realizada na tarde desta quinta-feira (4), foi ministrada pela multiplicadora Jaqueline Uliano Haubert e direcionada aos professores que trabalham com o Programa Escola da Terra.

“Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada pela Internet. Nesta segunda palestra, as professoras tiveram a oportunidade de trabalhar com mais afinco em



seus projetos, podendo assim se habituar melhor ao instrumento e aplicar em suas escolas”, explicou Jaqueline. A formação foi uma continuação da ocorrida no dia 11 de setembro, quando as professoras tiveram as primeiras noções sobre Webquest.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Alunos do século XXI

O grande desafio dos educadores é lidar com a questão das habilidades e das competências necessárias para o século XXI. Como preparar os nossos alunos? Na verdade, eles já estão praparados, o maior desafio é preparar os educadores e fazer desta tecnologia uma ferramenta aliada à educação..
Prof. Caniloi

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Blog ajuda a atrair o interesse de alunos em escola de Palmas

EDUCAÇÃO FÍSICA NO CASTRO ALVES



A motivação inicial do professor de educação física Márcio Ricardo Medeiros Oliveira, ao criar um blog sobre esporte, era a de usar a internet para atrair a atenção de alunos. Três anos depois, e mais de 180 mil acessos, o blog é um sucesso entre os estudantes do Centro de Ensino Médio Castro Alves, em Palmas, Tocantins. Os resultados obtidos na aprendizagem vêm superando as expectativas.

Leia a reportagem: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2441

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Novidades para trabalhar com criança Autista


Pais e educadores de crianças com autismo têm mais uma 
ferramenta a seu serviço. Um jogo criado por um mestre em ciências da computação pela PUC-RJ auxilia na alfabetização de estudantes nessa condição. 

O jogo está disponível no site www.jogoseducacionais.com, compatível com qualquer navegador de internet, tanto em dispositivos móveis quanto em computadores.

Leia mais: "http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5891779-EI8266,00-Jogo+brasileiro+ajuda+na+educacao+de+criancas+com+autismo.html

quinta-feira, 16 de agosto de 2012



 

Seretaria Municipal de Educação (Smed) começou, nesta terça-feira (14), formação para professores que serão instrutores do Programa Aluno Monitor. O projeto consiste na realização de cursos de Educação a Distância (EAD) para a área de informática. Participaram da formação desta manhã, dez professores de diversas escolas do município, que atuarão como multiplicadores do conhecimento e mediadores do conteúdo repassado aos estudantes dentro do curso.

A coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), Jaqueline Uriano, explicou que o curso é uma parceria entre a Smed e a empresa MS Tech. O curso contará com seis módulos: Primeiros Passos, Conhecendo o Computador, Sistemas Operacionais, Redes, Manutenção de Hardware e Software de Produtividade. As atividades poderão ser realizadas pelo aluno em sua casa ou nos laboratórios de informática das escolas.


“Iremos proporcionar uma formação na área da informática para estudantes da rede municipal de ensino. Serão beneficiados 200 alunos, com foco naqueles que estejam nas séries finais do Ensino Fundamental e Médio”, informou Jaqueline.

Para a coordenadora pedagógica da MSTech, Marjorie Nunes, é essencial que os professores que serão multiplicadores tenham conhecimento da aula. “Iremos formar os educadores em um mês e, a partir de setembro, os alunos começam a realizar o curso, que tem duração de 140 horas-aula”, explicou a pedagoga.

O Secretário de Educação, Mário Sá, frisou o fato de o curso trabalhar com diversas áreas, como matemática e português, além de proporcionar uma especialização na área de informática.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora. As aulas incluem planos de aula e apresentações voltados para professores que queiram utilizar as atividades nas salas, com os alunos.

As atividades incluem vídeos, animações, imagens, textos, podcasts, mini-testes e jogos, seguindo um roteiro pré-definido que obedece a teorias de metacognição. A plataforma visa melhorar a qualidade da experiência educacional, a partir da utilização das novas tecnologias e novas descobertas da neurociência, para a criação de um modelo pedagógico que melhor responda às demandas das crianças e jovens.

A Educopédia é clara, direta e extremamente intuitiva para que alunos e professores possam utilizá-la sem a necessidade de treinamento. A navegação foi pensada para pessoas com qualquer nível de letramento digital. Além de uma opção prática para professores que desejam integrar novas tecnologias a seu dia-a-dia, a Educopédia passa a ser mais uma alternativa para alunos que perderam aulas; que não compreenderam o conteúdo; que precisam de um reforço escolar e também para o desenvolvimento constante e aprofundado de competências e habilidades.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Professor e Internet


Incluída ou não na aula, presente ou não na escola, a internet faz parte da rotina dos alunos. Em 2008, quando apenas 23% dos lares estavam conectados segundo o Ibope, o instituto já apontava que 60% dos estudantes tinham acesso à rede de algum modo. Em pesquisa realizada nas escolas estaduais do Rio de Janeiro em 2011, 92% disseram estar online ao menos uma vez ao dia.
“O professor pode escolher como tratar a internet, mas não pode ignorá-la”, diz o pesquisador emérito de Ciências da Educação da Universidade de Paris 8 e visitante na Universidade Federal do Sergipe, Bernard Charlot. Ele vê duas possibilidades para o educador: fazer o que a máquina não sabe ou ser substituído.
“Ninguém pode concorrer com o Google em termos de informação. O professor que ia à frente da sala apresentar um catálogo vai desaparecer em 20 anos e ser substituído por um monitor”, afirma sem titubear, emendando um alento: “Por outro lado, o professor que ensina a pesquisar, organizar, validar, resolver problemas, questionar e entender o sentido do mundo é cada vez mais necessário.”
Confira a reportagem na íntegra que Cinthia Rodrigues, do Portal iG, que escreveu no artigo sobre:  Professor não pode concorrer com a internet.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Oficina para professores do Projovem

Hoje realizamos uma oficina pedagógica com os professores que atuam no ProJovem.
Iniciamos explorando os recursos do Linux educacional 4 e depois criamos o Blog do ProJovem urbano de Gravataí.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Algumas produções dos cursistas do curso Ensinando e aprendendo com as TICS

Uma das atividades do curso Tecnologias na Educação: Ensinado e Aprendendo com as TICs, é pensar em como a Webquest pode contribuir para o trabalho do professor com os alunos. Para isto, realizamos uma oficina onde cada cursista construiu sua Webquest.




Confira abaixo as produções: algumas estão em construção!!!

Olimpíadas - Profª Odette e Nêmora - EMEF Ivete Serafini

Alimentação - Profª Monique, Juliana e Cintia - EMEE Cebolinha e EMEF Ivete Serafini

Projetos Educacionais - Profª Graziane e Rosilene - EMEF Alberto Paqualini

Equação do Primeiro Grau - Profª Rita - EMEF Augusto Longoni

Funções Químicas - Profª Nanci - EMEF Portugal

A Arte da Simetria - Profª Nanci e Maria Elisabeth - EMEF Portugal e EMEF Vila Neópolis

Petróleo - Profª Simone - EMEF Jardim Florido


Báskara - Profª Rita - EMEF Augusto Longoni

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Prefeitura antecipa férias escolares


Devido ao aumento dos casos de gripe A (H1N1) no Estado, a Prefeitura de Gravataí decidiu antecipar em uma semana as férias nas escolas da rede municipal de ensino. O recesso, que inicialmente começaria no dia 23 de julho, ocorrerá já na segunda-feira, dia 16. De acordo com o secretário de Educação, Mário Sá, uma série de palestras sobre como prevenir a gripe estava sendo realizada nas escolas. De acordo com a prefeitura, não há registro de casos da doença nas escolas da cidade e a medida é apenas preventiva.

“Mas diante dos últimos casos e seguindo a orientação do Governo do Estado, se chegou ao consenso de que a forma mais eficaz de evitar a propagação do vírus era antecipando as férias”, frisou o secretário. “Quando os alunos retornarem às aulas o tema será retomado”, destacou. Outra iniciativa do município, além de antecipar o início do recesso, será imunizar os professores da rede municipal de ensino contra a gripe.

Medidas de prevenção contra a gripe:

- Higienizar as mãos com frequência;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes
com aglomeração;
- Ventilar os ambientes.

Secretaria Municipal de Educação

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Festa Junina agora da turma TIC da tarde...

Hoje foi a turma da tarde do Curso  Ensinando e Aprendendo com as TICs que participou da Festa Junina no "Arraiá do NTM".
Como toda festa, tinha pinhão, rapadurinha, balas de amendoim, paçoquinha.... sem falar da decoração da sala e colegas!
Já no 6º encontro presencial, a turma aproveitou o intervalo do curso para posar para a foto.






terça-feira, 3 de julho de 2012

Festa Junina no curso TIC da noite...

A turma da noite do Curso Ensinando  e Aprendendo com as TIC, no intervalo aproveitou para comemorar  as delícias da Festa Junina.
A festa estava muito boa. Recebemos até visitas das assessoras  da EJA e da coordenadora pedagógica da SMED.


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Webquest como recurso pedagógico para a EJA


Os veículos de comunicação têm divulgado sistematicamente os desafios enfrentados no cotidiano educativo no que tangem a aprendizagem e a disciplina escolar. Diante deste contexto , é urgente que possamos olhar para esta problemática educacional, considerando as nossas expectativas enquanto professores e as experiências e gostos das crianças e adolescentes.
Navegar na internet pode ser um processo de busca de informações valioso na construção do conhecimento, gerando um rico ambiente interactivo facilitador e motivador de aprendizagem, bem como pode ser um dispersivo e inútil coletar de dados sem relevância que não agregam qualidade pedagógica.
WebQuest pretende ser, e tem mostrado sê-lo efetivamente, uma metodologia para motivar alunos e professores, num uso da internet voltado para o processo educativo, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento cognitivo, a produção de materiais e o protagonismo dos alunos.

O objetivo desta oficina é possibilitar a aprendizagem e a vivência (viver e refletir) da elaboração de uma webquest como possibilidade de intervenção educativa.

Tarefa 3

Você já fez uma pesquisa sobre alguns tipos de webquest indicado lá na introdução e na tarefa anterior.
Você conhece a charge  Geração Copy-cola?
A partir destas pesquisas iniciais e assistir o vídeo, reflita sobre as seguintes questões:
  • Será que os alunos aprendem da forma como são propostas as pesquisas hoje na escola?
  • O que você entendeu por webquest?
  • A webquest  pode ajudar os alunos aprenderem? 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Blogs das escolas auxiliam na divulgação de projetos e interação com a comunidade



 
A interação com a comunidade e a divulgação de projetos das escolas municipais são dois objetivos que já começam a se tornar realidade como resultados da formação para criação de blogs para a rede municipal de ensino organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). Na tarde desta quinta-feira (17), no Centro Administrativo Leste, quatro escolas de ensino fundamental participaram do segundo encontro ministrado pela coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) Jaqueline Uliano.

2/6 - Lisiane, vice-diretora da escola municipal Raymundo Scherer  Durante a aula foram apresentados os conteúdos do curso, feitas atualizações nos blogs como as troca das cores do layout, e as professoras aproveitaram para tirar dúvidas sobre a ferramenta. “O blog permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons e é a ferramenta ideal para as escolas se comunicarem com a sua comunidade escolar, além de integrar a rede municipal de ensino, permitindo a interação social e a troca de informações”, explicou a coordenadora.
3/6 - Ivanir, vice-diretora da escola Parque dos Eucaliptos
Serão cinco encontros de quatro horas cada que se estendem até julho e deverão instrumentalizar com esta ferramenta todas as Escolas Municipais de Educação Fundamental (EMEF) e de Educação Infantil (EMEI). O blog ntmgravatai.blogspot.com.br disponibiliza acesso aos blogs de todas as escolas municipais, além da agenda das formações.

A vice-diretora da Escola Municipal Parque dos Eucaliptos, Ivanir Griebler, conta que o blog, criado no mês de março, já foi utilizado inclusive para uma formação online com os professores da escola. “Colocamos textos e slides que serviram como base para estudos e os professores fizeram comentários no blog”, relatou. Outra finalidade do blog é a divulgação das atividades da instituição de ensino, com imagens e pequenos textos. “Em breve pretendo colocar vídeos e possibilitar comentários dos alunos”, frisou.


4/6 - Projetos publicados no blog da Escola Raymundo Scherer
5/6 - Blog da escola Monteiro Lobato está em fase de criação Os projetos desenvolvidos pela Escola Municipal Raymundo Scherer estão sendo publicados na internet através do blog. “Queremos divulgar esse o nosso trabalho pra comunidade e por isso postamos fotos e textos sobre os nossos projetos Formando Cidadãos, Promover a Paz Brincando e da Festa da Família, onde inclusive houve a inauguração da quadra coberta”, comentou a supervisora e vice-diretora da escola, Lisiane Fonseca de Quadros. Segundo ela, uma das utilidades possíveis do blog poderá ser como um mural de recados para os estudantes e pais. “Enviamos o endereço do blog para os pais e alunos, pois a maioria tem acesso a internet em casa e na escola também temos um laboratório de informática”, comentou.

Também participaram do curso professoras das escolas Monteiro Lobato e Bárbara Maix.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Recurso para trabalhar Arte na escola


 
O Google Art Project está ainda melhor. Agora com um total de 485 salas de museu entre as quais se encontram 46 obras com resolução gigapixel. Os usuários podem criar suas coleções e interagir com outros usuários. Descubra como explorar com seus alunos o site.

 
http://www.googleartproject.com/pt-br/

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Seminário “Tecnologias Digitais em Contextos Educacionais”


Nos dias 12 e 13 de abril, a Coordenadora do NTM Jaqueline Uliano, participou do Seminário Tecnologias Digitais em Contextos Educacionais” no Centro de Treinamento da Procergs, em Porta Alegre. O evento que  foi voltado para a capacitação das equipes dos  Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs).

O seminário teve início com a palestra sobre Tecnoaula, ministrada pela  diretora da Logística e Suprimentos - SEDUC/RS Ana Cláudia Figueroa, onde enfatizou a importância do trabalho dos NTEs/NTMs na formação de professores para uso das Tecnologias Digitais. 
Nos demais dias, os formadores participaram de oficinas pedagógicas sobre os  seguintes temas: Robótica Educacional: Possibilidades de construção, programação e resolução de problemas no contexto escolar, com a professora Cristiane Pelisoll e alunos da Escola Municipal Villa Lobos de Porto Alegre; Escola Aumentada: QRCode como interface entre o mundo físico e o digital com o professor Daniel Lopes da Unisinos; Oficina de Scratch: Criação, programação e imaginação na contação de histórias com Juliano Bitencourt da OLCP e Squeak Etoys: Idéias poderosas para programar o computador com o professor Bruno Sperb do LEC/UFGRS. 
E para encerrar este momento de construção e aprendizagem, após reflexão e socialização das experiências das oficinas tivemos a oportunidade de ouvir a palestra da Drª Léa Fagundes sobre o uso das tecnologias digitais na educação. 
O evento teve como parceiros o Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Grupo de Pesquisa Educação Digital do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos e a ONG One Laptop per Child. (OLPC).

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Curso Proinfo 100h

Ainda estão abertas as inscrições para o curso Ensinando e Aprendendo com as TIC.


O curso tem como principal objetivo promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação, incentivando a interação e produção de conteúdos.

Início do curso:

Noite: 23 de abril, às 18h
Tarde 25 de abril, às 14h

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Formação sobre Linux Educacional

A formadora e coordenadora do NTM Gravataí, realizou no dia 03 de abril uma formação sobre o linux Educacional para os professores da EMEEF Santa Cecília. No turno da manhã participaram os professores da área, funcionários e no turno da tarde os professores das séries iniciais, funcionários, secretária e equipe.
 diretiva.
A formação fez parte da programação referente aos 25 anos da Escola.


quarta-feira, 28 de março de 2012

Conhecendo o Linux Educacional 4.0

No dia 26 de março foi realizado uma formação para os professores da EMEF Ivete Serafini. O objetivo da formação foi sensibilizar os professores para o uso da tecnologia no contexto educacional e conhecer a sistema operacional Linux educacional 4.0.



quinta-feira, 22 de março de 2012

Jogos educativos da Revista Nova Escola



O site da revista Nova Escola reuniu numa única página vários jogos educativos que podem ser usados online ou ainda baixados para instalar nos computadores da escola ou de casa.

http://revistaescola.abril.com.br

terça-feira, 20 de março de 2012

Oficina Criando o blog da escola


De 20 a 30 de março, acontecerá no NTM a oficina Criando o Blog da Escola. Nestes encontros cada escola encaminhará uma pessoa que será a responsável pela criação e manutenção do blog. A duração da oficina será de 20h, sendo um encontro por mês até julho.
É uma das ferramentas de comunicação, interação e compartilhamento de idéias que estão sendo utilizadas como possibilidade pedagógica no dia a dia escolar.
A possibilidade da criação coletiva e a aproximação de alunos e professores são apontadas como as principais contribuições que os blogs podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem. “São aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração”, explica Suzana Gutierrez, da UFRGS.

terça-feira, 13 de março de 2012

Inclusão Digital - Léa Fagundes


TECNOLOGIA


Pioneira no uso da informática educacional no Brasil, Léa Fagundes cobra políticas públicas para o setor e defende a ajuda mútua entre professores e alunos.


A sala de informática do Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abriga, entre vários computadores de última geração, alguns equipamentos sucateados. Embora não sejam tão antigos, esses micros parecem pré-históricos perto dos demais. A comparação entre as máquinas ajuda a perceber a rapidez vertiginosa com que a tecnologia se renova.

Nesse ambiente hi-tech, instalado no Instituto de Psicologia da UFRGS, a professora Léa da Cruz Fagundes recebeu a reportagem de ESCOLA para esta entrevista sobre inclusão digital. Precursora do uso da informática em sala de aula no Brasil, a presidenta da Fundação Pensamento Digital, de Porto Alegre, tem alcançado resultados animadores com as experiências que desenvolve em comunidades carentes do estado. Elas mostram que crianças pobres, alunas de escolas públicas em que não se depositam muitas expectativas, têm o mesmo desempenho que as mais favorecidas quando integradas no ciberespaço.


Segundo a especialista, o caminho mais curto e eficaz para introduzir nossas escolas no mundo conectado passa pela curiosidade, pelo intercâmbio de idéias e pela cooperação mútua entre todos os agentes envolvidos no processo. Sem receitas preestabelecidas e os ranços da velha estrutura hierárquica que rege as relações entre professores e estudantes.

Léa defende a disseminação de softwares livres, sem custo e de fácil acesso pela internet. Consultora de programas federais que visam ampliar a inclusão digital nas escolas brasileiras, a professora pede mais seriedade à classe política: "Os projetos são iniciados e interrompidos periodicamente, pois as sucessivas administrações não se preocupam em dar suporte e continuidade a eles".
Leia a entrevista na íntegra!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Imagem do destaque Concurso Ecovídeo das Escolas - 4ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola

A TV Escola promove, na 4ª edição da Semana do Meio Ambiente, o primeiro Concurso Ecovídeo das Escolas. Para participar basta produzir um vídeo de até dois minutos respondendo à pergunta:
Qual é o seu papel na criação de um mundo sustentável?
O segundo passo é postar seu vídeo no Youtube e enviar o link
para tvescola@mec.gov.br, com título, descrição do projeto, nome, e-mail do responsável, telefone e endereço da escola.

Dois vídeos serão premiados: o vídeo mais acessado e o melhor vídeo escolhido pelo júri. Os produtores do vídeo mais acessado receberão a equipe da TV Escola para uma reportagem exclusiva que será exibida durante a 4ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola, de 4 a 8 de junho. E o grupo vencedor, escolhido pelo júri, ganhará uma viagem ao Rio de Janeiro para a gravação de um programa especial da TV Escola. Todos os vídeos participantes do concurso serão postados no blog

http://semanadomeioambiente.blogspot.com/

O prazo para o envio do vídeo é 30 de março de 2012, sendo essa a data para envio do link do youtube por email ou data da postagem da mídia nos Correios como carta registrada ou Sedex.

A conferência do número de acessos para eleição do vídeo mais acessado do youtube será feita às 12h do dia 05 de abril de 2012. Os resultados dos vencedores do Concurso Ecovídeo das Escolas tanto para o Melhor Vídeo escolhido pelo júri quanto para o Vídeo Mais Acessado do youtube serão anunciados oficialmente durante a 4ª Semana de Meio Ambiente, de 4 a 8 de junho.

http://www.youtube.com/watch?v=u6B7iCZpvyA

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Novidades da Bett Show 2012

A revista Nova Escola publicou uma reportagem sobre a Feira Bett Show 2012 sobre as novidades das tecnologias na educação e uma das principais discussões é sobre o tema As tecnologias na sala de aula favorecem ou atrapalham a interação ?
Confira a reportagem no endereço:
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-favorece-ou-atrapalha-interacao-668165.shtml

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Haicai interativo



O site Educar para Crescer apresenta mais uma excelente ferramenta interativa para a criação de Haicais.

Com esta ferramenta você pode criar seu haicai e publicar na hora.

Saiba mais: http://educarparacrescer.abril.com.br/haicai

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Ministério distribuirá tablets a professores do ensino médio


O Ministério da Educação vai investir cerca de R$ 150 milhões neste ano para a compra de 600 mil tablets para uso dos professores do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os equipamentos serão doados às escolas e entregues no segundo semestre.