Translate

quinta-feira, 16 de agosto de 2012



 

Seretaria Municipal de Educação (Smed) começou, nesta terça-feira (14), formação para professores que serão instrutores do Programa Aluno Monitor. O projeto consiste na realização de cursos de Educação a Distância (EAD) para a área de informática. Participaram da formação desta manhã, dez professores de diversas escolas do município, que atuarão como multiplicadores do conhecimento e mediadores do conteúdo repassado aos estudantes dentro do curso.

A coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), Jaqueline Uriano, explicou que o curso é uma parceria entre a Smed e a empresa MS Tech. O curso contará com seis módulos: Primeiros Passos, Conhecendo o Computador, Sistemas Operacionais, Redes, Manutenção de Hardware e Software de Produtividade. As atividades poderão ser realizadas pelo aluno em sua casa ou nos laboratórios de informática das escolas.


“Iremos proporcionar uma formação na área da informática para estudantes da rede municipal de ensino. Serão beneficiados 200 alunos, com foco naqueles que estejam nas séries finais do Ensino Fundamental e Médio”, informou Jaqueline.

Para a coordenadora pedagógica da MSTech, Marjorie Nunes, é essencial que os professores que serão multiplicadores tenham conhecimento da aula. “Iremos formar os educadores em um mês e, a partir de setembro, os alunos começam a realizar o curso, que tem duração de 140 horas-aula”, explicou a pedagoga.

O Secretário de Educação, Mário Sá, frisou o fato de o curso trabalhar com diversas áreas, como matemática e português, além de proporcionar uma especialização na área de informática.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora. As aulas incluem planos de aula e apresentações voltados para professores que queiram utilizar as atividades nas salas, com os alunos.

As atividades incluem vídeos, animações, imagens, textos, podcasts, mini-testes e jogos, seguindo um roteiro pré-definido que obedece a teorias de metacognição. A plataforma visa melhorar a qualidade da experiência educacional, a partir da utilização das novas tecnologias e novas descobertas da neurociência, para a criação de um modelo pedagógico que melhor responda às demandas das crianças e jovens.

A Educopédia é clara, direta e extremamente intuitiva para que alunos e professores possam utilizá-la sem a necessidade de treinamento. A navegação foi pensada para pessoas com qualquer nível de letramento digital. Além de uma opção prática para professores que desejam integrar novas tecnologias a seu dia-a-dia, a Educopédia passa a ser mais uma alternativa para alunos que perderam aulas; que não compreenderam o conteúdo; que precisam de um reforço escolar e também para o desenvolvimento constante e aprofundado de competências e habilidades.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Professor e Internet


Incluída ou não na aula, presente ou não na escola, a internet faz parte da rotina dos alunos. Em 2008, quando apenas 23% dos lares estavam conectados segundo o Ibope, o instituto já apontava que 60% dos estudantes tinham acesso à rede de algum modo. Em pesquisa realizada nas escolas estaduais do Rio de Janeiro em 2011, 92% disseram estar online ao menos uma vez ao dia.
“O professor pode escolher como tratar a internet, mas não pode ignorá-la”, diz o pesquisador emérito de Ciências da Educação da Universidade de Paris 8 e visitante na Universidade Federal do Sergipe, Bernard Charlot. Ele vê duas possibilidades para o educador: fazer o que a máquina não sabe ou ser substituído.
“Ninguém pode concorrer com o Google em termos de informação. O professor que ia à frente da sala apresentar um catálogo vai desaparecer em 20 anos e ser substituído por um monitor”, afirma sem titubear, emendando um alento: “Por outro lado, o professor que ensina a pesquisar, organizar, validar, resolver problemas, questionar e entender o sentido do mundo é cada vez mais necessário.”
Confira a reportagem na íntegra que Cinthia Rodrigues, do Portal iG, que escreveu no artigo sobre:  Professor não pode concorrer com a internet.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Oficina para professores do Projovem

Hoje realizamos uma oficina pedagógica com os professores que atuam no ProJovem.
Iniciamos explorando os recursos do Linux educacional 4 e depois criamos o Blog do ProJovem urbano de Gravataí.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Algumas produções dos cursistas do curso Ensinando e aprendendo com as TICS

Uma das atividades do curso Tecnologias na Educação: Ensinado e Aprendendo com as TICs, é pensar em como a Webquest pode contribuir para o trabalho do professor com os alunos. Para isto, realizamos uma oficina onde cada cursista construiu sua Webquest.




Confira abaixo as produções: algumas estão em construção!!!

Olimpíadas - Profª Odette e Nêmora - EMEF Ivete Serafini

Alimentação - Profª Monique, Juliana e Cintia - EMEE Cebolinha e EMEF Ivete Serafini

Projetos Educacionais - Profª Graziane e Rosilene - EMEF Alberto Paqualini

Equação do Primeiro Grau - Profª Rita - EMEF Augusto Longoni

Funções Químicas - Profª Nanci - EMEF Portugal

A Arte da Simetria - Profª Nanci e Maria Elisabeth - EMEF Portugal e EMEF Vila Neópolis

Petróleo - Profª Simone - EMEF Jardim Florido


Báskara - Profª Rita - EMEF Augusto Longoni